Abramulti

Energia limpa para tonar o data center mais eficiente

Foto: Freepik


Energia limpa para tonar o data center mais eficiente

Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom

Diminuir o consumo de energia nos data centers é uma estratégia fundamental para otimizar os custos e aumentar a competitividade. De acordo com a AIE – Agência Internacional de Energia, em 2022 o consumo mundial de energia nos data centers foi de 460 TWh e esse volume pode ultrapassar a marca de 1 000 TWh em 2026.  Um recente relatório da agência ainda revela que a capacidade de energia renovável global deve crescer 2,7 vezes até 2030, alcançando uma capacidade operacional de 5500 GW. Nesse cenário, as fontes de energia solar e eólica serão destaque: juntas elas representarão 95% de todo o crescimento da capacidade renovável até o final desta década.

Num artigo publicado nesta edição, Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks, mostra como a atualização do parque tecnológico e a adoção de energia solar podem criar um data center eficiente.  “Responsável por 16,7% dos custos de construção e 32% de custos de operação em um data center Tier 3, segundo mapeamento ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a eficiência energética é um item que ocupa muito a mente de um provedor de Internet ou gestor de TI. A capacidade de atendimento das concessionárias de energia elétrica é um dos itens primordiais no projeto de instalação de um data center”, explica.

Hoje, a eficiência energética é prioridade não apenas para novos projetos, mas também na modernização das instalações existentes. Rigatieri ressalta que ter equipamentos atualizados no data center segue a lógica geral que encontramos em outros dispositivos eletroeletrônicos: não se trata apenas de algo moderno na tecnologia-fim, mas no uso de insumos construtivos e de operação. “Isso significa menos consumo de energia não só pela nova versão em si, mas o menor tamanho diante do melhor design pode ser traduzido em menos espaço físico para resfriamento (e monitoramento de segurança, contra incêndio, entre outros).”

O executivo também aborda os desafios da adoção da energia solar. De acordo com ele, um dos grandes obstáculos é a oferta de crédito para realizar o investimento necessário à instalação do sistema fotovoltaico (placas, inversores e itens adicionais como bateria). “Porém, assim como com a modernização do parque tecnológico do data center, existem diferentes modalidades de negócios que podem facilitar a contratação, além de linhas de crédito específicas ou com condições especiais em agentes bancários para financiar a adesão à energia limpa.”

Outros assuntos desta edição são evolução tecnológica no cenário global, impactos climáticos na operação de laboratórios de metrologia, cibersegurança em infraestruturas críticas, o futuro das telcos, como melhorar a proteção de dados em um mundo conectado e carreira.

Boa leitura!

O post Energia limpa para tonar o data center mais eficiente apareceu primeiro em Infra News Telecom.


Abramulti: Últimas Notícias