Como o ISP pode ganhar competitividade na vertical de varejo?
Como o ISP pode ganhar competitividade na vertical de varejo?
À medida que as tecnologias evoluem, os varejistas enfrentam o desafio de selecionar e implementar soluções de TI que atendam integralmente às suas necessidades e os ajudem a gerar mais resultado.
Vanderlei Rigatieri, fundador e CEO da WDC Networks
O comerciante está sempre pensando em como chamar atenção ao seu negócio a fim de vender mais e se destacar da concorrência e, no mercado de ISPs – Provedores de serviço de Internet, não está sendo diferente. Hoje, com a profissionalização e a consolidação do mercado de Provedores, é preciso se destacar, indo muito além do fornecimento de conexão à internet. Estamos vendo um movimento de consolidação dos ISPs, por meio de aquisições e fusões, assim como assistimos atualmente forte profissionalização desse segmento com ganhos em capacidade de entrega e qualidade dos serviços. Portanto, para ser diferente é preciso inovar e ampliar suas ofertas.
Além de prover o acesso à Internet com qualidade e segurança, é importante dispor de serviços extras para mercado B2B, tais como: gestão de redes; cibersegurança; backup e disaster recovery; criptografia de dados; datacenter; computação em nuvem; segurança e monitoramento de perímetro e de veículos; soluções de mídia OOH – Out of Home com telas publicitárias; lousas interativas para reuniões, conferências e muito mais – ou seja, existe hoje uma infinidade de SVAs – serviços de valor agregado que podem ser criados sob medida e entregues para atender a necessidades específicas do cliente.
Segurança virtual diferenciada
Quantas vezes você ouviu a recomendação de não usar a mesma senha para todos os seus acessos? Da mesma forma, não é adequado usar uma única solução de segurança e achar que a empresa toda vai estar protegida. Este é o argumento que o ISP pode usar para falar com seus clientes B2B, pois além do firewall, a cibersegurança é também uma questão de preservar a integridade de informações privilegiadas. A proteção para ambiente corporativo com dados contábeis, administrativos e de clientes demandam uma proteção mais dedicada, e as soluções de PAM – Privileged Access Management u gerenciamento de acesso privilegiado são um campo com grande potencial de expansão no mercado brasileiro.
A segurança digital é um desafio diário. A CPR – Check Point Research indicou aumento global de ataques cibernéticos em 30% nos ataques semanais a redes corporativas no segundo trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. É uma média de 1.636 ataques por organização por semana, muitos dos quais começam por falhas no ambiente de rede, que permitem aos cibercriminosos utilizarem senhas e acesso de usuários a sistemas sensíveis da empresa. O gerenciamento de acesso privilegiado é uma ferramenta de segurança que cria mais uma etapa de verificação, restringindo o acesso a dispositivos e sistemas apenas aos usuários autorizados.
Outro motivo para investir em cibersegurança é aumentar a confiança de seus consumidores finais: pesquisas prévias da McKinsey apontam que 70% dos consumidores só realizam transações com empresas que protegem seus dados. Mesmo assim, cerca de 40% das empresas de Varejo ainda não consideram a experiência do consumidor em sua estratégia de combate a fraudes. Um dos motivos seria que, ao incluir mais camadas de proteção ao cliente, o aumento da burocracia poderia reduzir a retenção de clientes. Esta é uma visão muito fechada do negócio e um ângulo que o ISP pode explorar, trabalhando com o cliente B2B para ofertar o ponto de equilíbrio entre prevenção e experiência do cliente B2C, tornando suas estratégias antifraude mais focadas no consumidor.
Mídias e telas publicitárias (Out of Home)
O estudo “Inside OOH 2023”, produzido pelo Kantar Ibope Media, mostrou que este tipo de mídia é consumido por 89% dos brasileiros, principalmente em estabelecimentos comerciais (72%). O público gosta bastante da criatividade e interatividade com este tipo de propaganda: 31% dos entrevistados escanearam um QR Code presente na mídia, 37% passaram a seguir a marca anunciante nas redes sociais, e 68% já compraram ou pesquisaram algum produto/serviço em função de um anúncio visto em mídia OOH.
Com os argumentos comerciais dados, o ISP pode vender este produto com mais facilidade diante de iniciativas As a Service para painéis de LED, que não demandam grande investimento inicial. E mais: pode inclusive gerar negócios para seu cliente, pois qual empresa não gostaria de anunciar em um painel perto do caixa de um supermercado ou em um restaurante, quando a atenção do público está mais dedicada?
As oportunidades de negócios no ambiente corporativo são variadas e não estão restritas apenas aos provedores de internet de maior porte. O mercado B2B é tão democrático quanto a capacidade empreendedora do brasileiro.
Na vertical de varejo o ambiente é muito dinâmico, portanto, é necessária uma infraestrutura de TI robusta a fim de garantir a eficiência operacional, a satisfação do cliente e a competitividade no mercado. À medida que as tecnologias evoluem, os varejistas enfrentam o desafio de selecionar e implementar soluções de TI que atendam integralmente às suas necessidades e os ajudem a gerar mais resultado.
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