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Cielo quer estender por mais 3 anos a migração de chips da Oi Móvel

A adquirente financeira Cielo protocolou na Anatel requerimento com preocupações quanto à segurança da migração de clientes da Oi Móvel para as operadoras rivais e pediu prazo de três anos para as teles terminarem o processo.

Em carta protocolada na última semana, a Cielo diz que é preciso trocar, manualmente, todos os SIM Cards em uso nas maquininhas, em uma iniciativa que seria concluída apenas em 2026. Diz que a troca tem que ser manual, não sendo possível uma atualização OTA (Over The Air).

Argumenta que tem “centenas de milhares” de terminais PoS, as maquininhas de débito ou crédito utilizadas pelos varejistas, ativas em 5.497 cidades. Isso torna a Cielo grande consumidora dos serviços que eram prestados pela Oi Móvel.

A venda da unidade celular da Oi para as rivais foi autorizada pela Anatel em janeiro de 2022, com a previsão de que os clientes seriam totalmente migrados até o junho de 2023.

“Centenas de milhares de Terminais da Cielo dependem da prestação contínua de serviços de infraestrutura da Oi Móvel através de SIM Cards. Em que pese a Cielo tenha analisado os autos da Operação, não conseguiu identificar informações que são de vital importância para garantir a manutenção do funcionamento de seus Terminais”, explica a adquirente.

A empresa diz que se houver falha na substituição da totalidade dos SIM Cards dos PoS, “milhões de transações” podem ser inviabilizadas “prejudicando centenas de milhares de estabelecimentos comerciais e consumidores”.

Por isso, pede que a Superintendência de Relações com os Consumidores responda:

  • a data para fim da migração continua a ser primeiro semestre deste ano?
  • cabe às compradoras da Oi Móvel trocarem os SIM Cards dos PoS?
  • Haverá migração automática do identificador do SIM Card (chamado IMSI – International mobile subscriber identity)?
  • Claro, TIM e Vivo validaram o processo de migração do IMSI em suas redes?
  • Quando será descontinuado o IMSI 72431, que era utilizado pela Oi, nas novas redes?

Conclui pedindo à Anatel dilação do prazo limite de migração para dezembro de 2026 “a fim de que seja possível substituir todos os SIM Cards da Oi Móvel atualmente utilizados nos equipamentos da Cielo por outros SIM Cards que estejam aptos a funcionar”.

O que diz a empresa

Procurada pelo Tele.Síntse, a Cielo afirma que nenhum cliente ficará sem serviço caso a migração termine em meados deste ano.

“Já está em curso a troca dos equipamentos por dispositivos com SIM Cards de outras operadoras de telecomunicações”, afirma.

A empresa minimiza as dúvidas enviadas à Anatel e o pedido de extensão de prazo para a migração dos clientes de terminais PoS acampados na rede da Oi Móvel.

“A Cielo realizou consulta à Anatel no dia 16 de janeiro para solicitar esclarecimentos e tirar dúvidas sobre circunstâncias da migração da base de clientes da Oi Móvel. O pedido de extensão do prazo de migração ocorreu apenas para que a troca dos equipamentos seja efetuada de forma mais gradativa, a fim de proporcionar uma melhor experiência para os clientes. Ainda assim, independente do teor da manifestação da Anatel, a Cielo está preparada para garantir a efetividade do serviço prestado aos clientes no prazo determinado pela agência reguladora”, conclui.

O que dizem as operadoras

Procuradas, as operadoras Vivo e TIM informaram que não receberam a Cielo entre os clientes da carteira adquirida da Oi.

“No processo de migração da Oi, as linhas da Cielo não vieram para a Vivo, portanto, a companhia não tem comentários sobre este caso em específico”, afirma a Vivo.

“A TIM informa que as linhas M2M da Cielo não vieram para a operadora”, falou a TIM.

A Claro diz que está migrando os clientes, e não registrou problemas até agora. “A Claro está fazendo migração da base de linhas Cielo de forma automática, sem registro de nenhuma ocorrência”. Nenhuma empresa revelou o número exato de terminais PoS migrados.

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